Notícias

II Mostra Literária da Rede Recria de Caxias do Sul
18/08/2009 / Helô Bacichette

 

II Concurso Literário da Rede Recria
 No dia 15 de agosto, sábado, reuniram-se nas dependências da Biblioteca Pública Municipal, os integrantes da Comissão Julgadora do II Concurso Literário da Rede Recria do município de Caxias do Sul , com o tema “Sonhar e viver”.
 Contando com o apoio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, o II Concurso Literário da Rede Recria faz parte do projeto “ Mostra Literária da Rede Recria”, iniciado em março, com o curso de formação para educadores da rede: “Ler e escrever: construindo pontes entre o real e o imaginário”. O curso reuniu um grupo de especialistas em diferentes áreas para coordenar os dez encontros. A artista plástica, Daniela Pioner, a Profª Patrícia Bastian Alberti e o músico Samuel Sodré e também os escritores, Dhynarte de Borba e Albuquerque,Nivaldo Pereira,Heloisa Carla Coin Bacichette e Elaine Pasquali Cavion ministraram oficinas com conteúdos teóricos e práticos para o exercício da escrita criativa.
O II Concurso Literário da Rede Recria destina-se a revelar trabalhos inéditos das crianças e adolescentes atendidos nas entidades integrantes da Rede Recria do município de Caxias do Sul.
 As entidades participantes são: AABB Comunidade, APADEV, Associação Criança Feliz, Associação Helen Keller, Associação Jesus Senhor, CASE- Centro de Atendimento Sócio-educativo, Centro Assistencial Portal da Luz, Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos, Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz, Centro Técnico Social, IDER- Instituto de Educação Rural, FAS- Centros Educativos, LEFAN- Casa do Adolescente e Mosaico Centro Dia.
   A Comissão julgadora, composta por Dhynarte de Borba e Albuquerque, Eduardo Dall’Alba, Heloisa Carla Coin Bacichette, Nivaldo Pereira e Sandra Andreola apresentaram os resultados para integrantes da Comissão Organizadora da Mostra representando a Recria/FAS: Miriam Terezinha Nora, Simone Dias dos Santos e Gabriela Ghellere.
 Os autores que tiveram seus trabalhos selecionados pelo júri receberão premiação , durante a 25ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Além da premiação dos 16 primeiros colocados ( troféus, medalhas, livros e certificados), os trabalhos premiados serão publicados em um livro “Recriar Textos -volume II”, publicação que contemplará também outros textos selecionados pelos jurados.
              O projeto mobilizou mais de 1.500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social , tendo por objetivo promover a cidadania e o protagonismo infanto-juvenil através da cultura, incentivando a produção literária nas entidades.
              A Solenidade de premiação do II Concurso Literário da Rede Recria- Sonhar e Viver será dia 05 de outubro,às 17h, no Auditório da 25ª Feira do Livro de Caxias do Sul e a Mostra Itinerante de Trabalhos Artísticos acontecerá na praça Dante Alighieri, durante a 25ª Feira do Livro, no Instituto Bruno Segalla, no Centro de Convivência da Cidade Universitária e no Saguão da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
 
Contatos:
Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer.
Profª Maria Cristina Pisoni ( Diretora)- (54)3221 11 18 email: mpisoni@caxias.rs.gov.br

 

Fonte: Setor de Comunicação da Biblioteca Pública Municip

Todos os direitos reservados a Helô Bacichette | site desenvolvido por wwsites - sites para escritores