Notícias

O segredo da escaramuça, de Helô Bacichete, será autografado no dia 29 de setembro, na Feira do Livro de Caxias do Sul

09/09/2024 / Hel? Bacichette

Trigésimo livro de Helô Bacichete, a reedição de O segredo da escaramuça, será autografado na 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que tem a autora como sua patrona.

O livro narra a história de uma comunidade do interior do Rio Grande do Sul, mais precisamente o distrito de Cazuza Ferreira, pertencente a São Francisco de Paula, que nos anos 50 e 60, viua natureza ser devastada pelo corte intermitente das araucárias. Neste cenário, a população local mantém a tradição das Cavalhadas, uma representação da luta entre mouros e cristãos da Idade Média. Tobias e Miro, os personagens centrais, vivem o conflito da atração pelos centros urbanos e a manutenção das tradições regionais, envolvidos numa trama que conta, também, com elementos de paixão, ciúmes, relacionamentos familiares e a tradição oral, entre inquietações, conflitos e preconceitos.

Segundo Helô, “o tio Ari, contador de causos que era, ‘ouviu dizer’ que se continuassem cortando árvores e vendendo as madeiras pras cidades, Cazuza iria virar uma cidade fantasma: ‘Cazuza há de ser como os rabo de cavalo e sempre crescer pra baixo’.” E é com essa frase que Helô abre a narrativa, e tem como intenção que a história, de algum modo, “seja importante para despertar discussões em torno de temáticas como o desmatamento e a necessidade investir na valorização da cultura popular”.

O segredo da escaramuça foi originalmente publicado em 2000 e contemplado com o primeiro lugar na categoria Obra Literária, do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. A reedição, segundo a autora, tem a ver com “uma espécie de atualização sobre as consequências do desmatamento das araucárias e do êxodo rural nos Campos de Cima da Serra. Penso, também, que, para entendermos o que está acontecendo nos dias de hoje em relação às tragédias climáticas e em relação ao desligamento, da ruptura, da desconexão do homem com a natureza, é preciso fazer uma breve imersão no passado. E esta história, a meu ver, conversa com o passado e o presente. A essência do texto permaneceu a mesma e somente alguns aspectos em relação à linguagem foram alterados o que, ao meu ver, foi um resgate, um ajuste no movimento dos personagens e em pequenos cortes que favoreceram o fluxo narrativo”.

Durante a Feira, o livro estará disponível nas livrarias Do Arco da Velha e Mercado de Ideias, mas também pode ser adquirido com a Liddo Editora.

Serviço

Sessão de Autógrafos: Dia 29 de setembro, 17h, Espaço 1

Preço do Livro: R$ 49,90